segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Designers Pioneiros da América do Norte

1. Walter Dorwin Teague


(Imagem 01 - Walter Dorwin Teague)

Walter Dorwin Teague, nasceu em 1883 e faleceu em 1960, foi um designer industrial pioneiro em estabelecer o design industrial como uma profissão nos Estados Unidos.
Após estudar na Art Students League of New York (de 1903 a 1907) e quatro anos com uma agência de publicidade, Teague se tornou um designer publicitário freelancer de sucesso. Cada vez mais, seus clientes procuravam seus conselhos para design de produto, e em 1926 ele fundou um escritório voltado exclusivamente para design industrial, incluindo produtos, exposições, gráficos corporativos e interiores. Uma oportunidade importante veio em 1927, quando a Eastman Kodak Company convidou Teague para fazer o redesign de duas de suas câmeras. Ele insistiu em trabalhar próximo aos engenheiros na fábrica; os resultados foram de sucesso e a firma permaneceu como sua cliente até a sua morte.


(Imagem 02 - Câmera modelo “Bantam Special” da Kodak com designer de Walter Dorwin Teague)

Em 1930, o projeto revolucionário de Teague para o automóvel Marmon 16 atraiu a atenção generalizada. No final da década ele projetou uma série de exposições para a Feira Mundial de Nova York ea Exposição Internacional Golden Gate (San Francisco) (ambos em 1939-40). Outros projetos notáveis ​​eram para ônibus railway, máquinas de escritório, e estações de serviço automotrizes. Na década de 1950 ele projetou interiores e mobiliário para a Academia da Força Aérea em Colorado Springs, Colorado, e os interiores do Boeing 707 jet airliner. Na altura de sua morte era sócio sênior de Walter Dorwin Teague Associates.


(Imagem 03 - Automóvel Marmon 16, 1931)

2. Henry Dreyfuss


(Imagem 04 - Henry Dreyfuss)

Henry Dreyfuss foi, juntamente com Raymond Loewy, Norman Bel Geddes, e Walter Dorwin Teague, um pioneiro do design industrial americano.

(Imagem 05 - Telefone de mesa "Bell 302")
Ele iniciou na carreira de projetar principalmente figurinos e cenários para vários teatros de Nova York. Em 1924, Henry Dreyfuss e Norman Bel Geddes projetaram os cenários para o sucesso da Broadway “The Miracle". Em 1929, abriu um negócio próprio, foi consultor de design para a loja de departamentos da Macy e trabalhou cada vez mais como designer industrial, cuja distinta clientela inclui as empresas Bell Telephone, AT & T, American Airlines, Polaroid, Hoover e outros. Em 1937 Henry Dreyfuss trabalhou para John Deere, projetando tratores e máquinas agrícolas. Para Bell Telephone, Henry Dreyfuss projetou o modelo de telefone de mesa "Bell 300", que ficou na moda até a década de 1980. Dreyfuss colaborou com a Lockheed na conversão de aviões militares para uso na aviação civil. Em 1951, Henry Dreyfuss projetou o interior da Super Constellation, subdividindo sua longa fuselagem em pequenas áreas que promoviam conforto e proximidade dos passageiros. Dreyfuss também projetou o interior do avião comercial Boeing 707.

Um membro fundador da American Society of Industrial Design, Henry Dreyfuss tornou-se em 1965 o primeiro presidente da Designers Society of America, recentemente fundada. Depois de se aposentar, Henry Dreyfuss escreveu dois importantes livros com a temática da antropometria, tendo o segundo contribuído substancialmente para o estudo da ergonomia: "Designing for People" (1955) e "The Measure of Man" (1960).


Fonte:
https://global.britannica.com/biography/Walter-Dorwin-Teague
http://www.henry-dreyfuss.com/

Texto Publicado por Cibele Costa

0 comentários:

Postar um comentário