• Geladeira Coldspot
Um exemplo de sucesso da carreira de Raymond Loewy foi a geladeira Coldspot,
um dos primeiros modelos de geladeira doméstica, comercializada nos anos 30
pela Sears. Seus painéis e molduras eram estruturados de forma antiquada ainda
e uma maçaneta de má qualidade completavam o conjunto. Além de que as
prateleiras, confeccionadas com fios de aço e montadas à mão, acabavam
enferrujando.
Loewy estudou o problema e começou a resolvê-lo pelo exterior: adicionou
maçanetas novas e mais elegantes; as novas prateleiras eram feitas de chapas de
alumínios e eliminou os pés altos e a posição externa do congelador, agora no
interior do refrigerador.
• Embalagens de Cigarros – Lucky Strike
Foi durante a Segunda Guerra Mundial que o cigarro esteve disponível
também no sabor menta. Pouco depois, em 1942, a embalagem passa a ser produzida
na cor branca por um mero acaso: em virtude da guerra, o pigmento verde,
utilizado nos maços de cigarro, era também usado para produção de acessórios
militares, fazendo com que seu uso se tornasse escasso para empresas
particulares. Lowie atribuiu também uma aparência mais leve para a embalagem de
forma que denotasse um produto mais moderno e abrangesse tanto o público
masculino quanto o feminino.
O slogan “Lucky Strike Green has gone to war” foi criado com o design
original, significando que a cor verde tinha ido para a Guerra e soando como
uma ideia patriótica.
• Coca-Cola – Redesign/Cooler
Raymond realizou muitas melhoras funcionais tanto no quesito da garrafa
da Coca-Cola quanto em produtos subsequentes da marca, como o cooler (elaborado em 1940), no qual ele
projetou as tampas na frente e não na literal, e adicionou um abridor de
garrafas ao produto.
Em 1955 ele fez também o redesign da garrafa, com as letras brancas do
logo dando um ar mais moderno e consequentemente sofisticado a marca.
• Shell
Criado em 1971, Lowie tornou o logo mais simplificado, de fácil reconhecimento e melhor memorização em comparação com os antigos aspectos visuais.
A junção das cores vermelho/amarelo e a forma compacta e o contorno
vermelho e uma borda rígida bem formam um conjunto que tem o objetivo de
transmitir a ideia de alta posição socioeconômica, compromisso e alta qualidade
da empresa, características marcantes para o sucesso e destaque da marca
petrolífera.
• Considerações Finais e influência no Design Moderno
A visão sofisticada e futurista de seu design de produtos tornou-se um sinônimo
de modernismo simplificado e minimalismo. Além disso, Raymond foi um dos
pioneiros que introduziram o design como um fator de marketing pois partia da máxima
“se dois produtos não diferem em preço, função e qualidade, é a aparência
atrativa externa que irá prevalecer e ganhar a corrida”.
Raymond se aprofundou bem mais do que até então a área do Design era
conhecida, pois ele estudou e pesquisou a fundo o mercado, as necessidades e
vontades do cliente.
Além disso, é partindo desse princípio de criar a beleza através da
função e simplicidade, que ainda há uma forte influência na hora de elaborar um
projeto entre os designers e os clientes em todo o mercado de trabalho.
Texto publicado por Daiana Martins
Texto publicado por Daiana Martins
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