terça-feira, 15 de novembro de 2016

Raymond Loewy - Projetos

 Geladeira Coldspot


 

  Um exemplo de sucesso da carreira de Raymond Loewy foi a geladeira Coldspot, um dos primeiros modelos de geladeira doméstica, comercializada nos anos 30 pela Sears. Seus painéis e molduras eram estruturados de forma antiquada ainda e uma maçaneta de má qualidade completavam o conjunto. Além de que as prateleiras, confeccionadas com fios de aço e montadas à mão, acabavam enferrujando.
  Loewy estudou o problema e começou a resolvê-lo pelo exterior: adicionou maçanetas novas e mais elegantes; as novas prateleiras eram feitas de chapas de alumínios e eliminou os pés altos e a posição externa do congelador, agora no interior do refrigerador.




 Embalagens de Cigarros – Lucky Strike



  Foi durante a Segunda Guerra Mundial que o cigarro esteve disponível também no sabor menta. Pouco depois, em 1942, a embalagem passa a ser produzida na cor branca por um mero acaso: em virtude da guerra, o pigmento verde, utilizado nos maços de cigarro, era também usado para produção de acessórios militares, fazendo com que seu uso se tornasse escasso para empresas particulares. Lowie atribuiu também uma aparência mais leve para a embalagem de forma que denotasse um produto mais moderno e abrangesse tanto o público masculino quanto o feminino.
  O slogan “Lucky Strike Green has gone to war” foi criado com o design original, significando que a cor verde tinha ido para a Guerra e soando como uma ideia patriótica.




 Coca-Cola – Redesign/Cooler







  Raymond realizou muitas melhoras funcionais tanto no quesito da garrafa da Coca-Cola quanto em produtos subsequentes da marca, como o cooler (elaborado em 1940), no qual ele projetou as tampas na frente e não na literal, e adicionou um abridor de garrafas ao produto.
  Em 1955 ele fez também o redesign da garrafa, com as letras brancas do logo dando um ar mais moderno e consequentemente sofisticado a marca.





 Shell




 Criado em 1971, Lowie tornou o logo mais simplificado, de fácil reconhecimento e melhor memorização em comparação com os antigos aspectos visuais.
  A junção das cores vermelho/amarelo e a forma compacta e o contorno vermelho e uma borda rígida bem formam um conjunto que tem o objetivo de transmitir a ideia de alta posição socioeconômica, compromisso e alta qualidade da empresa, características marcantes para o sucesso e destaque da marca petrolífera.




 Considerações Finais e influência no Design Moderno
 
  A visão sofisticada e futurista de seu design de produtos tornou-se um sinônimo de modernismo simplificado e minimalismo. Além disso, Raymond foi um dos pioneiros que introduziram o design como um fator de marketing pois partia da máxima “se dois produtos não diferem em preço, função e qualidade, é a aparência atrativa externa que irá prevalecer e ganhar a corrida”.
  Raymond se aprofundou bem mais do que até então a área do Design era conhecida, pois ele estudou e pesquisou a fundo o mercado, as necessidades e vontades do cliente.

  Além disso, é partindo desse princípio de criar a beleza através da função e simplicidade, que ainda há uma forte influência na hora de elaborar um projeto entre os designers e os clientes em todo o mercado de trabalho.





Texto publicado por Daiana Martins

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